A preparação de um livro como este somente é possível com a colaboração de muitas pessoas, de estudantes que me fizeram perguntas difíceis a amigos que facilitaram o acesso a informações ou indicaram casos interessantes. Nunca é possível fazer justiça a todos, nem mesmo na forma de uma lista que obrigatoriamente estaria fadada ao esquecimento de nomes que não poderiam faltar. Mas não posso deixar de mencionar algumas pessoas que tiveram um impacto direto sobre este livro, ao me fornecerem e autorizarem a reprodução de diversas figuras: Adolfo Yustas, Amarílis Lúcia Casteli Figueiredo Gallardo, Ciro Terêncio Russomano Ricciardi, Cristina Catunda, João Claudio Estaiano, Lígia Mello; Maria Keiko Yamauchi, Michiel Schrage, Milton Akira Ishisaki, Paulo Sztutman, Richard Fuggle.
Elvira Gabriela Dias teve a paciência de rever diversas versões da apostila que precedeu este livro e, principalmente, fez uma revisão minuciosa da versão quase final da primeira edição do manuscrito, caçando erros e incoerências e fazendo perguntas essenciais. Luiz César de Souza Pinto leu e releu a primeira edição, anotando inúmeras sugestões. Devo também agradecer a alunos e outros leitores que trouxeram sugestões, perguntas e dúvidas sobre a primeira edição.
Solange, minha esposa, e Júlia e Felipe, meus filhos, foram compreensivos com minhas inevitáveis ausências, especialmente durante a redação e revisão final do livro. Também foram fonte de estímulo e alegria nos momentos de convívio familiar.
Por duas vezes, a equipe da Oficina de Textos foi compreensiva com minha demora na resolução de algumas pendências.
Finalmente, Miles Davis, John Coltrane e Charlie Haden, entre outros, deram uma bela mãozinha quando sequer havia projeto de livro e eu apenas escrevia minha tese de doutorado.